segunda-feira, 7 de julho de 2014

Farinha Integral

Na tentativa de tornar a nossa alimentação cá por casa mais saudável, tenho substituido a farinha branca por farinha integral e o açucar branco por açucar amarelo. Ainda estou a tentar perceber as quantidade certas, principalmente na farinha branca.
Quando uso farinha branca, uso sem fermento o que faz com qua ainda ande aqui um bocadinho às avessas com o fermento em pó. Também na farinha integral tenho colocado mais fermento mas os pobres do bolitos ainda não crescem como com a farinha branca.
Outra alternativa que tenho usado é fazer 50/50, isto é, numa receita que tenha 300grms de farinha ponho 150 de farinha branca e 150 de farinha integral. Noto um sabor diferente, não tão doce e não tão industrializado.
Sincerament prefiro, mas para os amantes de doce ainda lhes faz um bocadinho de confusão. Esta semana fiz areias e bolinhos de canela com açucar amarelo e esta mistura de farinha 50/50 e ficaram óptimos, ficam com um aspecto mais rudimentar e bem mais escuro mas óptimos de sabor.
Fiz também um bolo de cenoura com cobertura de chocolate negro (e natas de soja) que ficou pouco doce. O M está a começar a apreciar esta minha nova alteração culinária e acho que até está a gostar (prova disso é o bolo de cenoura que se foi em menos de nada) e como o L não está habituado a comer bolos nem doces é uma maneira de começar a comer (porque às vezes não há como evitar) habituando-se já a poucos açucares.
Vou também começar a usar o óleo de coco que para além de ser muito mais saudável o sabor é óptimo, assim que experimentar dou a minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário