quarta-feira, 5 de março de 2014

Palpites

Sempre soube que quando nasce uma criança as pessoas tendem a dar palpites. A mãe, a sogra, a tia, a prima, a amiga, a amiga da amiga, o periquito, toda a gente se acha no direito de opinar. Até aqui está tudo bem e até agradeço algum reparo que me possam fazer. Sempre tentei lidar com os conselhos dos outros mesmo que não os tenha pedido, porque tenho a certeza que foram feitos para o meu bem e o bem do L.
O meu problema é quando esses palpites já são feitos em modo "se não fizeres o que te estou a dizer vais-te arrepender amargamente" ou ainda " se não fizeres o que te estou a dizer é porque és uma péssima mãe e se acontecer alguma coisa não digas que não te avisei". Pois está tudo muito bem. O que uma pessoa quer quando se tem um primeiro filho é perceber na voz de quem nos aconselha esta segunda intenção.
Ora pessoa decidida que sou, e desde que me conheço sempre soube com exactidão o que quero e o que não quero, até me dá algum prazer contrariar estas pessoas. Claro que se me disserem " não te esqueças que a água do banho é a 37 graus", claro que não a vou pôr a 45 só para contrariar. Acho que com a idade que tenho e pelos miúdos que já me passaram pelas mãos posso decidir o que é melhor para o L ou não!
Dando exemplos claros, quando me dizem " é melhor vestires collants ao menino" eu sei se devo vestir ou não. "Não saias com ele à rua porque está muito frio e ainda se constipa mais" eu também sei se devo sair ou não, "a cadeirinha do carro não devia estar montada já para a frente" eu tenho consciência do que é o melhor para ele, " JÁ NÃO AMAMENTAS? (Esta a minha preferida) não! E nesta sinto-me obrigada a dizer o porquê, como se estivesse a cometer um crime! Como se o tivesse feito por vontade própria e como se não bastasse ter sofrido com isso ainda tenho que aturar olhares foleiros! É que era só o que me faltava! 
Tenho uma amiga que tem uma bebé e fez-me esta pergunta "com que idade mudaste o L do teu quarto para o quarto dele?" E eu respondi, "exactamente no dia quem que fez os 3 meses, a pedi disse que era importante mudar até aos seis meses" e ela diz-me com cara de sofrimento "mas ela tem 4 meses e eu ainda não a consegui mudar" e o que lhe disse foi " isso foi no meu caso, porque me senti preparada para tal, custou-me mas aquela foi a altura em que me fez mais sentido, mas tu mudas quando tu te achares preparada", e a verdade é que espero que ela tenha conseguido mudar a garota sem dramas, mas também é verdade que apesar de gostar muito dela e de querer que tudo corra bem, eu não estou nem para aí virada se ela fez o que lhe disse! A mãe é ela, é uma pessoa inteligente e de certeza que tomou a melhor decisão. Não me interessa, não quero forçar a minha opinião e só quero que tenha corrido tudo bem! E pronto, é isto!! Mas vá, isso sou eu que estou um bocadinho para o farta da malta que me diz " ah e tal essa colher não presta para dar de comer ao menino", " ah e tal tens que pôr um resguardo impermeável", "ah e tal a tua pedi não presta, não te responde à merda de um e-mail há mais de dois meses" e eu digo " ah e tal vão mas é tomar conta das vossas crianças e deixem a minha na paz do senhor e dos seus paizinhos! Valeu??

Sem comentários:

Enviar um comentário