quarta-feira, 19 de março de 2014

Parabéns querida F

Nunca tive muita sorte com as empregadas de limpeza que vinham cá a casa.
Desde que a Manu nos deixou tem vindo a ser um filme, e um longo filme que dura há mais de cinco anos.
Ao fim de algum tempo comecei a optar por empresas de limpeza que apesar de ser mais caro sempre pensei que não dessem tantas tangas para faltar e como têm supostamente seguro, se alguém partisse alguma coisa substituíam por igual (hahaha).
Bem, o que é certo é que em Setembro eu pus um ponto final na empresa que trabalhava para mim há já algum tempo porque me fartei de tanto disparate e contratei outra.
Mas esta nova empresa não durou muito tempo, normalmente vêm em equipas de duas pessoas e há sempre alguém que se pendura em alguém.. mas durante o pouco tempo que trabalhou para nós eu apercebi-me da F.
Rapidamente percebi que faziam pouco da F, todas as outras empregadas estavam-se bem a borrifar, mas a F não. Sempre que vinha alguém diferente a F dizia-me para eu ficar descansada porque ela tinha a pessoa debaixo de olho. Sempre que eu precisava de alguma coisa especial era a F que fazia e ficava bem feito e não ía embora só porque já tinham passado as duas horas, ficava até o trabalho dela estar terminado e se ela é um furacão a limpar.
Comecei a interessar-me por ela e a perguntar de onde é, como foi ali parar, quanto ganhava, se recebia, enfim.. fazia-lhe verdadeiros interrogatórios e nem queria acreditar nas respostas que me dava.
Como "despedimos" a empresa mas não queria perder a F, ela começou a trabalhar lá em casa aos sábados e eu não podia estar mais contente.
Àparte da minha casa também precisamos de limpeza para duas empresas e foi novamente contratada uma outra, mas esta durou ainda menos tempo porque foram apanhadas em flagrante a roubar... (é verdade, ainda há disto)
Não havia muito a fazer, tínhamos que contratar a F, eu andei e não descansei até conseguir. Ponho a mão no fogo por esta mulher que precisa apenas de uma oportunidade (e quantas pessoas têm oportunidades sem as merecer??) e que quer tanto ficar em Portugal e que tem sido explorada e tratada como uma cachorra, passou fome, sozinha, com a família desterrada no Brasil e na Itália? (não me conformo com isto)
Agora já se pode legalizar, e ter a certeza que chega ao final do mês com um ordenado e não vai ter que passar a noite em claro a fazer contas com o dinheiro que não tem para poder comer e pagar as contas..
Ontem fez anos e eu não consegui descansar enquanto não tratei de organizar um jantarinho com bolo e tudo, querida F já fazes parte do meu coração. Espero ter feito a diferença este ano no teu dia de anos!!

2 comentários: