quinta-feira, 19 de junho de 2014

Aipo

Desde que comecei a fazer os meus sumos verdes que comecei a dar chance a alguns legumes que não queria nem ver por perto. Uma dessas verduras é sem dúvida o Aipo.
Decidi dar uma oportunidade ao Aipo e comecei a acrescentá-lo nos sumos (com indicação do Dias com Mafalda que foi a verdadeira revolucionadora desta minha escolha) e a verdade é que agora não faço um único sumo que não tenha Aipo. Não só pelas suas propriedades mas principalmente pelo sabor frutado e fresco que tenho vindo a adorar!
Recentemente pesquisei sobre este legume e fiquei ainda com mais vonatde de usar, ora atentem:

Benefícios e propriedades do aipo

O aipo possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorates, laxantes, tônicas e é rico em flavonóides, vitaminas e minerais fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.
Por ser diurético o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água; potássio; sódio; cálcio; fósforo; ferro e vitaminas B e C.

Indicações do Aipo

Emagrecer; pedra na vesícula; pedra nos rins; gota; cistite; reumatismo; anemia; nefrite; hepatite; viroses; ferimentos; afonia; secreção pulmonar; disenteria; anorexia; problemas digestivos; dor de estômago; icterícia; menstruação atrasada; gases; rouquidão; ingurgitamento mamário; diabetes.

Modo de uso do aipo

O aipo pode ser totalmente utilizado, desde a raiz até as folhas, podendo ser adicionado às receitas culinárias, ou sob a forma de chá.
Para o chá: Coloque 20 gramas de qualquer parte do aipo numa xícara e cubra com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.
Para fazer o aipo refogado basta fatiá-lo e colocar numa panela juntamente com cebola e azeite, deixando dourar por alguns minutos. Acrescente um pouquinho de água, tempere a gosto e apague o fogo. Consuma a seguir.

E eu subscrevo tudo o que aqui é falado, sinto uma enorme diferença em mim depois que comecei a beber o Aipo!


*retirado do site http://www.tuasaude.com/aipo/ 




1 comentário: